Agenda de eventos

JULHO

Roda de apresentação

Sera realizada uma roda na planejada 1 (na praça em frente do supermercado Mendonça).
Nesta quinta-feira 23-07-09 as 20:oo h.
Organização:
Contra-mestre Mortal (11) 9873-5543
Monitor Rui (11) 9858-1509




Falem bem ou falem mal, mas falem de mim!!!

terça-feira, 28 de julho de 2009

FOTOS.





























SEQUENCIAS DE BIMBA.




As sequências devem ser feitas, a partir da ginga básica, em ritmo rápido (São Bento Grande, capoeira regional), apesar de poder ser também em ritmo lento, até que o iniciante as memorize, para executá-las sem titubear, naturalmente.



1ª Sequência
Jogador 1 - meia-lua de frente, meia lua de frente, bênção e aú.
Jogador 2 - Cocorinha, cocorinha, negativa e cabeçada.



2ª Sequência
Jogador 1 - martelo, martelo, cocorinha, benção e aú de rolê.
Jogador 2 - rasteira, rasteira, armada, negativa e cabeçada.



3ª Sequência
Jogador 1 - queixada, queixada, cocorinha, bênção e aú de rolê.
Jogador 2 - cocorinha, cocorinha, armada, negativa e cabeçada.



4ª Sequência
Jogador 1 - godeme, godeme, arrastão e aú de rolê.
Jogador 2 - 2 parada de godeme, galopante, negativa e cabeçada.



5ª Sequência
Jogador 1 - arpão de cabeça, joelhada e aú de rolê.
Jogador 2 - cabeçada, negativa e cabeçada.


6ª Sequência
Jogador 1 - meia-lua de compasso, cocorinha, joelhada lateral, aú de rolê.
Jogador 2 - cocorinha, meia-lua de compasso, negativa e cabeçada.


7ª Sequência
Jogador 1 - armada, cocorinha, benção, aú de rolê.
Jogador 2 - cocorinha, armada, negativa e cabeçada.



8ª Sequência
Jogador 1 - bênção e aú de rolê.
Jogador 2 - negativa e cabeçada.

TOQUES DE BERIMBAU.


Os diferentes ritmos utilizados na capoeira, como tocados no berimbau, são conhecidos como toques. Estes são alguns dos toques mais comumente utilizados:
1-Angola
2-São Bento Grande de Bimba
3-São Bento Grande de Angola
4-São Bento Grande
5-São Bento Pequeno
6-Iúna
7-Cavalaria
8-Samango
9-Santa Maria
10-Banguela
11-Amazonas
12-Idalina
13-Regional de Bimba



1-Angola
É o toque para um jogo de dentro lento rasteiro, praticado com a mão no chão, chamado jogo de angola, onde o capoeirista mostra força e equilíbrio; é jogo solto de mandingueiro. Essa é a origem da capoeira.



2-São Bento Grande de Bimba
Este toque foi criado por Mestre Bimba. É chamado também de São Bento Grande da Regional. Toca-se ele com um berimbau médio, dois pandeiros de cada lado fazem parte da formação da bateria (a essa formação instrumental dá-se o nome de "charanga"). É um toque que transmite muita energia e exige dos capoeiras muita técnica e atenção.



3-São Bento Grande de Angola
Esse toque é utilizado no jogo de Angola, é tocado com o berimbau viola e fazendo repiques. Mas também há grupos de capoeira que usam o toque São Bento Grande de Angola para jogar "regional" um jogo rápido e de floreios.
São Bento Grande de Angola seria o mesmo que a capoeiragem do tempo dos escravos, apenas assim denominada e talvez com algumas modificações. Angola, como também é conhecida, é um jogo onde predominam rasteiras e cabeçadas. É um jogo lento e cheio de armadilhas. Geralmente costuma ser um jogo baixo, com bastante movimentos próximos ao chão.



4-São Bento Grande
O toque de São Bento Grande corresponde ao toque do terceiro ritmo. Quando o gunga o toca, o berimbau médio executa o São Bento Pequeno e a viola toca o São Bento Grande. Nesse momento a luta é enfatizada no jogo, exigindo velocidade de reflexos.



5-São Bento Pequeno
São Bento Pequeno é um toque de berimbau cadenciado e lento. Ele é executado com duas batidas apenas com o apoio do dobrão sobre o aço, seguida rapidamente de uma terceira batida marcada pelo dobrão, uma batida no aço solto e um balanço do caxixi.



6-Iúna
O toque de Iúna (assim como os outros toques) não possui um criador identificado, (assim como não existe 'um criador' da capoeira, a qual é resultado de inúmeras experiências dos afro-brasileiros no tempo da escravidão), no entanto, alguns capoeiristas atribuem sua criação ao Mestre Bimba, onde ele servia para os alunos formados demonstrarem toda a sua habilidade. Dentre estas habilidades, podemos citar: saltos, piruetas, firulas, paradas-de-mão, etc.
Mestre Bimba costumava desenvolver neste ritmo a chamada "cintura-desprezada" ou "balões cinturados" que consistia em uma seqüência de balões (movimentos em que um jogador é lançado para o alto e precisa cair em pé), geralmente exigido ao aluno graduado.



7-Cavalaria
Em capoeira, cavalaria é o toque de alerta máximo ao capoeirista. É usado para avisar o perigo no jogo, a violência e a discórdia na roda. Na época da escravidão, era usada para avisar aos negros capoeiras da chegada do feitor. Na República, quando a capoeira foi proibida, os capoeiristas usavam a "cavalaria" para avisar da chegada da polícia montada, ou seja, da cavalaria.



8-Samango
Toque onde a acústica da barriga é enfatizada. Era utilizado para mostrar que existia a aproximação de pessoas no local onde estava sendo executado e acompanhava a velocidade das passadas, aumentando com a aproximação.
No Brasil, principalmente no nordeste, diz-se do soldado razo, sem qualquer patente e/ou iniciante na polícia.
Diz-se, ainda, daqueles que são abobalhados, sem malícia para brincadeiras pesadas e/ou maliciosas.



9-Santa Maria
Na capoeira, Santa Maria é o toque usado quando o jogador coloca a navalha no pé ou na mão. Um dos toques mais bonitos do berimbau, o tocador precisa desenvolver uma escala de notas e retornar ao começo da escala que da ao ritmo uma característica muito diferente dos demais toques da capoeira, em especial da capoeira regional.



10-Banguela
Banguela é o mais lento toque de capoeira regional, usado para acalmar os ânimos dos jogadores quando o combate aperta. É um jogo cadenciado.



11-Amazonas
Amazonas é o toque festivo usado para saudar mestres visitantes de outros lugares e seus respectivos alunos. É usado em batizados e encontros.



12-Idalina
Toque para jogo de navalha.



13-Regional de Bimba
Regional de Bimba é um estilo da Capoeira voltada para o combate.
Criada pelo Mestre "Bimba", dividiu a capoeira em dois estilos, sendo a outra a Capoeira de Angola, que até então era chamado de brincadeira dos angolas.
O que caracteriza a capoeira regional de Bimba, são as suas seqüências de ensino de ataque, defesa e contra-ataque, com movimentos mais objetivos e eficientes, sem muitos floreios rasteiros, consiste em saltos e golpes aéreos.
O praticante de capoeira regional de Bimba ganha força, velocidade, elasticidade, ferocidade, reflexo e controle mais amplo dos movimentos.

HISTORIA DO BERIMBAU E INSTRUMENTOS



A Origem do Berimbau.

O berimbau originou-se da harpa ou talvez da própria harpa primitiva, dentre os instrumentos musicais de corda conhecido no mundo é o mais antigo, a harpa, possivelmente originado do Egito ou do sul da Índia
O berimbau de barriga, conhecido também com vários nomes, é um instrumento indispensável em um jogo de capoeira, feito de Madeira curvo, retesado por arame, tem meia cabeça (amarrada com barbante) que funciona como caixa de ressonância, que é apoiado e afastado da barriga do tocador, juntamente com o dobrão, caxixi e a vareta saindo o som dando o ritmo ao jogo de capoeira

A Lenda do Berimbau.

Uma menina saiu a passeio. Ao travessar um córrego, abaixou-se e tomou água no côncavo das mãos. No momento em que sofregamente saciava a sede, um homem deu-lhe uma forte pancada na nuca. Ao morrer, transformou-se imediatamente num arco musical, seu corpo se converteu em Madeira, seus membros na corda, sua cabeça na caixa de ressonância e seu espírito na musica dolente e sentimental.

INSTRUMENTOS.

Os instrumentos da capoeira foram adotados aos poucos, da para se perceber pela diferença de origens de cada um, por exemplo, o berimbau é africano e o atabaque é árabe. A bateria (nome que recebe a formação dos instrumentos) pode variar sua formação de acordo com a linhagem de capoeira

Berimbau Viola – é o improvisador, repica na levada do toque que o Gunga dita. Sua característica é um som agudo e improvisado.

Berimbau Médio – faz o contra ponto ao Gunga, a resposta, a dobra. Sua característica é um som intermediário e que complementa o toque do Gunga.

Berimbau Gunga – Instrumento que comanda a roda, ele dita o ritmo e o toque a ser jogado. Sua característica é um som grave e imponente, e com o toque bem marcado.

Atabaque – instrumento de percussão que auxilia os berimbaus a firmar a cadência. Na capoeira é utilizado apenas um, em outras manifestações apresentadas pelos capoeiristas, como maculelê, puxada de rede e jongo podem ser usados de um a três atabaques.

Pandeiros – usados para fazer a percussão dentro da capoeira muito antes do atabaque. Pode se fazer uma roda com berimbau e pandeiro (como Mestre Bimba usava a sua bateria) caso for necessário.

Agogô – complementa a percussão.











terça-feira, 21 de julho de 2009

MUSICAS.


A música é um componente fundamental da capoeira. Quando ela foi introduzida na capoeira não se sabe, mas a maior finalidade dela era de ludibriar os escravizadores e a polícia., fazendo-os acreditar que os escravos estavam dançando e cantando, quando na verdade também estavam praticando golpes para se defenderem. Ela determina o ritmo e o estilo do jogo que é jogado durante a roda de capoeira.

A capoeira tem vida.

A capoeira tem vida
Ela bate o coração
Ela tem sangue na veia
Sentimento é moção

(couro)

A vida da capoeira
É ver seu filho crescer
Levar seu nome pro mundo
E ela desenvolver

(couro)

Ela bate o coração
Quando esculta o berimbau
Na roda tocando angola
E o toque regional

(couro)

Ela tem sangue na veia
Que as vezes arrepia
Quando escuto um cantador
A sua historia conta.

(couro)

Ela mostra o sentimento
Que muitas vezes chora
Quando ver uns capoeira
Errado ela passar

(couro)

Ela mostra emoção
Quando ver o iniciante
Na roda o primeiro passo
Levando ela adiante.

sábado, 18 de julho de 2009

GOLPES.






Golpes basicos de Capoeira

Os golpes de Capoeira podem ser divididos em golpes de linha e golpes rodados, entretanto também podem ser divididos em golpes traumatizantes e desequilibrantes. Lembrando que os nomes dos golpes podem se alterar de região para região. Um mesmo golpe pode ter outro nome em outro lugar, ou um mesmo nome pode significar um golpe em um lugar e outro golpe diferente em outro lugar/região.


Golpes Traumatizantes

Os golpes traumatizantes são golpes ofensivos, golpes que visam causar danos ao adversário. Apesar de a maioria das vezes, em rodas ou treinamento o dano não é desejado, então o golpe fica apenas para incentivar a esquiva do adversário.
Armada, Arpão, Asfixiante, Chapa, Chibata, Cotovelada, Escorão, Esporão, Forquilha, Escala de mão, Galopante, Martelo, Meia-lua de compasso, Meia-lua de frente, Ponteira, Queixada, Rabo-de-arraia, Vôo do morcego.


Golpes Desequilibrantes

Abertura, Arrastão da negativa, Banda, Banda de costas, BençãoBoca de calça, Cabeçada, Crucifixo, Gancho, Rasteira de mão, Rasteira, Tesoura, Tombo da ladeira, Vingativa.

quinta-feira, 16 de julho de 2009

CAPOEIRA LUTA BRASILEIRA.











A capoeira é uma expressão cultural Afro-brasileira que mistura luta, dança, cultura popular, música.
Desenvolvida no Brasil por escravos africanos e seus descendentes.

É caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando os pés, as mãos, a cabeça, os joelhos, cotovelos,
elementos ginástico-acrobáticos, e golpes desferidos com bastões e facões, estes últimos provenientes do Maculelê.

Uma característica que a distingue da maioria das outras artes marciais é o fato de ser acompanhada por música.


A palavra capoeira tem alguns significados, um dos quais refere-se às áreas de mata rasteira do interior do Brasil.
Foi sugerido que a capoeira obtivesse o nome a partir dos locais que cercavam as grandes propriedades rurais de base escravocrata.
Também, a palavra Tupi-Guarani "capuera" significava "Mata destruida pela mão de homem e renascida, não virgem"

  1. Capoeira é luta.

  2. Capoeira é dança.

  3. Capoeira é arte.

  4. Capoeira é magia.


REPRESENTANTE:
RUY C@P@EIR@

Meu orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Home.aspx

You tube: http://www.youtube.com/?gl=BR&hl=pt&hl=pt-BR&tab=w1